domingo, 5 de Maio de 2024  09:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-03-2009

É entendimento de Lígia Seabra, cabeça de lista dos delegados da Secção de Anadia


Anadia - Chumbo de Ribeiro foi ilegítimo

O "chumbo" da candidatura de José Manuel Ribeiro (nome escolhido pela Concelhia de Anadia do PSD) à Câmara Municipal de Anadia, pela Comissão Política Distrital Alargada é, para os 15 delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, "um abuso de direito" e uma decisão "ilegítima".

Este é, pelo menos, o entendimento de Lígia Seabra, cabeça de lista dos delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro que, em conferência de imprensa, realizada na última segunda-feira, admitiu ainda que, "ao não ter sido prestada qualquer argumentação para o chumbo da candidatura de Ribeiro à Câmara", a decisão da Distrital foi tomada "abusivamente", muito embora a mesma tenha sido realizada por voto secreto, no passado dia 2, naquele órgão distrital.

"A decisão não foi legítima e excede os limites impostos pela boa fé com que todos devemos interpretar os Estatutos", disse admitindo ainda que a Distrital fez "uma interpretação distorcida e grosseira dos Estatutos, como se as competências que lhe estão atribuídas pudessem servir para "chumbar" um candidato que pelos próprios é apresentado como figura exemplar e de destaque no nosso panorama distrital e nacional".

Reconhecendo que a Comissão Distrital Alargada exerceu um direito consagrado nos Estatutos do partido, defende que compete à Distrital aprovar o candidato escolhido pela Concelhia e nunca rejeitá-lo: "é preciso respeitar a democraticidade interna", acrescentando ainda que não basta a Litério Marques ter vontade ou querer recandidatar-se, uma vez que é do conhecimento público que a Concelhia de Anadia do PSD tem estado num processo de renovação interna que não deve ser travado, por forma a sair do desafogo "autoritário" em que tem estado mergulhado.

Numa clara alusão ao presidente da Câmara, Litério Marques, Lígia Seabra defende que "o Partido não pode servir para legitimar aqueles que violam os mais elementares direitos da democracia pondo em causa o seu legítimo exercício que se torna abusivo", lamentando ainda o que diz ser "a falta de actuação transparente" de certas pessoas e órgãos que "deram guarida a quem se apresenta aos jornais e não manifesta qualquer intenção de se candidatar nos órgãos próprios do Partido".

Os delegados da Secção de Anadia à Assembleia Distrital de Aveiro, que já apresentaram queixa à Nacional do PSD, vêem em José Manuel Ribeiro "uma mais-valia de renovação dos cargos autárquicos" e um candidato com "a coragem política para aceitar estar ao serviço da causa pública e do Partido".

Segundo apurámos, a Concelhia de Anadia do PSD deverá reunir dentro de dias, para reiterar novamente o apoio à candidatura de José Manuel Ribeiro, à Câmara Municipal.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®